quarta-feira, 1 de abril de 2009

Notícias do planalto

Brasília não tem calçada. Mas a cidade construída pros carros também não tem estacionamento. Uma coisa meio confusa reina por aqui.

Em compensação nunca vi tantos projetos arquitetônicos bonitos por m² como vi aqui. O Congresso, por exemplo, está no meio de um projeto espelhado: de uma lado o Planalto, do outro o Supremo; iguais.

E para quem, como eu, nunca tinha vindo a Brasília e só conhecia o Congresso por fotos, as meias circuferências que são seus marcos estão à frente do prédio central e não ao lado. Prédio esse circundado por um lago, no qual vira e mexe, quando tem manifestação, um doido pula.

Mas não é só isso. Para quem conhece a Oca, do Parque do Ibirapuera em São Paulo, algo muito parecido abriga, no meio de uma das avenidas, uma biblioteca. Há também o Teatro Nacional, outra bela obra.

Os prédios dos Ministérios, todos iguais, formam um corredor porque metade deles está de um lado da avenida, metade do outro.

Tirei fotos de dentro do táxi, parecia uma turista maluca. Mas vai... se eu não fizer isso hoje vai saber quando vou ter essa oportunidade de novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário